GUILHERME PARENTE

Guilherme Parente, nasceu em Lisboa em 1940. Estudou pintura com o mestre Roberto Araújo na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, frequentou os cursos de gravura na Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, em Lisboa. Entre 1968 e 1970 estudou na Slade School, em Londres, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Integrou o grupo 5+1, com o escultor Virgílio Domingues e os pintores João Hogan, Júlio Pereira, Sérgio Pombo, e Teresa Magalhães.
SABER MAIS
Galardoado com o prémio Malhoa em 1975 e com o prémio de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes em 1989. Está representado no Ministério da Cultura, na Fundação Nacional Soares dos Reis, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu Machado de Castro.
A sua pintura, de carácter narrativo, de espaços, gente, universos imaginários, viagens e figuras. Nascem quase automáticas numa explosão de cores e emoções. Sobre esse longo trabalho, em que a pintura acontece naturalmente, Guilherme Parente afirma: “Não sei o que eles [os quadros] contam, eles acontecem […] Não são coisas que sejam delineadas à partida, vão acontecendo, vão-se modificando e transformando […]”

https://cnap.pt/artista/guilherme-parente/

A mostrar todos os 7 resultados