PAULO OSSIÃO

Paulo Ossião nasceu em 1952, em Lisboa.
Nome maior das artes plásticas portuguesas, é autor de uma vasta obra que vai da pintura à cerâmica, desenho e escultura. É conhecido pelos tons de azul utilizados nas suas obras e pela apurada técnica de aguarela.
Na década de oitenta tem lugar a sua primeira internacionalização, ao integrar o conjunto de pintores do Instituto Europeu de Aguarela.
Expôs em Londres, Dublin, Belfast, Antuérpia, Haia, Bruxelas, Luxemburgo, Viterbo e Paris. Promoveu também duas exposições daquele Instituto em Lisboa. Participou em múltiplas exposições e foi galardoado com importantes prémios. Realizou uma primeira exposição individual em 1984 em Cascais. Posteriormente expôs em todo o País – Lisboa, Estoril, Porto, Coimbra, Leiria,  Ponte de Sôr, Barcelos, Tavira, Amarante, Torres Novas, Aveiro, Oeiras etc.,

Paulo Ossião está referido no dicionário de Pintura Portuguesa de Fernando Pamplona, na Biblioteca Nacional com cerca de uma dezena de referências, e na Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian com cerca de 75 referências.

Prémios e distinções
1981 – Menção Honrosa de Mérito Olissiponense no Palácio Foz;1º Prémio de aguarela pelo Rotary Club de Sintra; Menção Honrosa no 2º Salão de Outono do Casino Estoril.

1983 – 1º Prémio de Aguarela pelo Rotary Club de Sintra;

1987 – Prémio Câmara Municipal de Oeiras; Prémio Região de Turismo do Nordeste Transmontano;

1º Prémio de Aguarela pelo Rotary Club de Sintra.

1990 – Prémio Carlos Botelho, da Câmara Municipal de Lisboa.

https://cnap.pt/artista/paulo-ossiao/

 

 

A mostrar todos os 3 resultados